Bulimia e saúde bucal

enxaguantes-bucal-os-riscos-do-uso-indiscriminado

A bulimia é um transtorno alimentar caracterizado pelo hábito de provocar intencionalmente vômitos após as refeições.

O tratamento é relaizado por uma equipe multidisciplinar, incluindo o cirurgião-dentista para o tratamento de possíveis erosões (perda de estrutura dentária provocada pelo pH ácido).

Muitas vezes a consulta odontológica de rotina pode contribuir também para o diagnóstico precoce da bulimia e encaminhamento para a equipe médica especializada.

Harmonização orofacial

cropped-beautiful-woman-smiling.jpg

A Harmonização orofacial envolve o botox, o preenchimento facial (labial e bigode chinês) e o bioestimulador de colágeno.

O objetivo é realçar a beleza dos pacientes, suavizando as linhas de expressão e buscando o equilíbrio entre a relação estética e funcional do rosto e sorriso.

Por meio do botox conseguimos fazer também a correção do sorriso gengival.

Depressão e saúde bucal

enxaguantes-bucal-os-riscos-do-uso-indiscriminado

A depressão pode levar a alterações nos vasos sanguíneos dos tecidos de suporte dos dentes, aumentando o risco de retrações gengivais e mobilidade dentária.

Normalmente a incidência de bruxismo é maior também nos pacientes que têm depressão, sendo necessária a placa de mordida acrílica para evitar o desgaste dos dentes, problemas musculares e articulares.

Os antidepressivos muitas vezes prescritos podem levar a diminuição da salivação, aumentando o risco de lesões de cárie.

Desta forma, os pacientes que apresentam depressão devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar, incluindo o cirurgião-dentista para a prevenção e diagnóstico precoce de possíveis alterações bucais.

Odontohebiatria

????????????????

A Odontohebiatria faz parte da Odontopediatria e tem o objetivo de cuidar da saúde bucal dos adolescentes.

Cuidamos da prevenção, promoção de saúde e estética (importante também para esta etapa da vida dos pacientes).

É importante também o diagnóstico de comportamentos nocivos à saúde, como distúrbios alimentares, utilização de piercing lingual , consumo de álcool e tabagismo. Conversamos com os pacientes para orientar e alertar sobre os riscos destes hábitos e incentivar hábitos saudáveis, como boa alimentação e higiene bucal adequada.

Estomatite

Laserterapia

A estomatite é uma inflamação na cavidade bucal caracterizada pelo aparecimento de aftas, desconforto, dor, febre e falta de apetite.

Normalmente o vírus responsável é o da herpes simples que entra em ação em momentos de baixa imunidade.

Recomendamos repouso, ingestão de líquido em grande quantidade e alimentos pastosos frios. Os corticoides tópicos podem ser usados e no consultório aplicamos laser para uma cicatrização mais rápida das lesões.

Periodontite e AVC

foto16

A periodontite é uma doença inflamatória crônica que afeta os tecidos que suportam os dentes. É também um fator de risco para o AVC (acidente vascular cerebral), uma vez que as bactérias que provocam a periodontite podem passar para a corrente sanguínea, provocando inflamação e aterosclerose.

Desta forma, a prevenção e o tratamento da doença periodontal são fundamentais para promover e manter a saúde bucal e sistêmica.

Desgaste dentário

tratamento-odont

O desgaste dentário é a perda de substâncias do elemento dental.

Pode ocorrer pela exposição dental à substâncias ácidas (erosão) ou por fatores mecânicos (atrição, abrasão e abfração).

Caso estas perdas não sejam controladas ou estabilizadas, pode ocorrer sensibilidade, alterações nas funções dos dentes e até comprometimento estético.

Obesidade e saúde bucal

foto17

Os pacientes obesos apresentam mais complicações odontológicas e respiratórias, como apneia. Diabetes tipo 2 e hipertensão tem uma incidência maior nestes pacientes também.

Desta forma, os pacientes obesos devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar, incluindo o cirurgião dentista para diagnóstico precoce e tratamento de possíveis alterações odontológicas como lesões de cárie e doença periodontal e prevenção com profilaxia (limpeza) e aplicações periódicas de flúor.

Odontohebiatria

cropped-beautiful-woman-smiling-1.jpg

A Odontohebiatria é a área da Odontologia que tem o objetivo de cuidar da saúde bucal dos adolescentes.

Cuidamos da prevenção e promoção de saúde, além da estética.

É de extrema importância o diagnóstico de comportamentos nocivos para a saúde como distúrbios alimentares, utilização de piercing lingual, consumo de álcool e tabagismo. Conversamos com os pacientes para orientar e alertar sobre os riscos destes hábitos e incentivar hábitos saudáveis como boa alimentação e higiene bucal adequada.

Saúde bucal e gravidez

gestantes e bebês

Há cada vez mais evidências que sugerem a existência de uma relação entre as doenças gengivais e partos prematuros, além de nascimento de bebês de baixo peso.

Os micro-organismos que causam a periodontite (doença que provoca perda óssea e mobilidade dental) percorrem a corrente sanguínea, estimulando a produção de prostaglandina, provocando contrações uterinas e acelerando o trabalho de parto.

Desta forma, é de extrema importância o pré-natal odontológico para a saúde da mamãe e do bebê.